quinta-feira, 14 de maio de 2009

Prefeito concede entrevista à Rainha da Paz e REDE HOJE




O repórter Rafael Pires, o diretor da REDE HOJE DE COMUNICAÇÃO, Luiz Antônio Costa e eu estivemos entrevistando o prefeito Lucas Siqueira entre 11h da manhã de 12h30 desta quinta-feira (14) na Rádio Rainha da Paz (810,AM) e na RÁDIO HOJE.

Abordamos com ele diversos temas importantes para a comunidade. Mesmo assim, o tempo de uma hora e meia ainda foi insuficiente para o número de questionamentos dos ouvintes. De toda forma, Lucas Siqueira abordou assuntos relevantes, que abordaremos aqui no blog e no www.redehoje.com.br.

O primeiro assunto abordado foi habitação. Confira o que disse o prefeito Dr. Lucas ao primeiro questionamento.

DR. LUCAS: “É um problema sério. Foi feito um diagnóstico recentemente e o déficit habitacional reprimido em 2000, ou seja, nove anos atrás, é de 3.500 casas. Se você considerar que de 2.000 para cá foram construídas pouco mais de 1.000 casas em Patrocínio, esse déficit ainda estaria em torno de 2.500 casas, mais ou menos. De lá para cá, obviamente não houve um crescimento habitacional tão grande assim como em outras décadas, mas é preocupante. Com relação a esse programa (Minha Casa, Minha Vida), estamos indo amanhã (sexta-feira) à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal onde vamos assinar um convênio com a Caixa Econômica Federal já pleiteando o que a gente considera que vai ser liberado para o município, em torno de 2 mil casas. Logicamente, essas vão se somar às 223 casas que vão ser construídas pelo projeto associativo da Caixa, o Morada Nova III, e também as 135 casas que já estão sendo concluídas no bairro Enéas em que acreditamos que até agosto ou setembro estarão sendo entregues à população. Essas do Enéas nós pegamos algumas sem alicerce, algumas as paredes estavam prontas, já com telhado pronto e tivemos dois contatos com a Caixa e eles vão começar a fazer as medições. Os trabalhos lá já reiniciaram. Lá vão ficar cerca de 130 lotes vagos e vamos tentar junto às pessoas a viabilidade com os donos para a construção. Vamos tentar junto à própria Caixa ou à Cohab que disponibiliza recursos".

André: Havia pessoas cadastradas em programas do governo anterior, como o Nova Brasília, essas pessoas vão passar para o “Minha Casa, Minha Vida”? Como ficou essa situação?

DR. LUCAS: “Essas pessoas com certeza vão ter que passar por um recadastramento. Sei que e uma dor-de-cabeça para todos, mas é que existem algumas regras definidas pela Caixa. Então essas pessoas têm que se enquadrar nesses novos requisitos, logicamente associados aos requisitos que temos aqui no Plano Municipal de Habitação. Há necessidade desse recadastramento até mesmo porque muitas destas pessoas, ou podem ter mudado de categoria e não se enquadrar mais no programa, bem como muitas pessoas que não estavam cadastradas vão muitas vezes até ser encaixadas ou que foram recusadas em cadastros anteriores. Vai ter que haver esse recadastramento, até porque a gente sabe que o número de inscrições vai superar e muito essas duas mil casas que a gente possa vir a conseguir. A gente vai ter que criar critérios muito claros para a classificação destas pessoas”.

Perguntas de ouvintes continuam questionando habitação, inclusive das inscrições feitas na administração anterior para o Nova Brasília...

DR. LUCAS: “Daquelas inscrições para o Nova Brasília não existe mais nada dentro da Prefeitura. Foi tudo apagado, não existe um cadastro sequer dentro da Prefeitura. Muitas daquelas pessoas podem ter mudado daqui, outras sabidamente eram proprietárias de outro imóvel. Vai ser necessário sim um recadastramento. Essa própria empresa que está nos ajudando no diagnóstico (habitacional) vai ajudar nesse cadastramento, para que seja mais eficiente. Vamos fazer uma coisa organizada, com distribuição de senha e sem correria. Vamos organizar. Mas tudo depois que a gente vier de Uberlândia com os dados mais concretos (da Caixa) para a gente passar para a população".



Em breve vamos trazer outros tópicos comentados pelo prefeito Lucas Siqueira em entrevista à Rainha da Paz e REDE HOJE. Aguardem!


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário